Serviços

PPRA & PCMSO​​

Programa de Prevenção de Riscos Ambientais, & Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional

Sua Elaboração é obrigatória para toda empresa independente do ramo de atividade, porte ou quantidade de funcionários (a partir de 1).

Sua Legalidade e Obrigatoriedade estão nas NRs 7 e 9 do MTE – Ministério do Trabalho e Emprego.

Possuem validade de 12 meses, devendo ser revistos e atualizados anualmente.

PPRA: São identificados os riscos à saude do colaborador, bem como indicada medidas para controle e/ou extinção de tais riscos. Indica também medidas de proteção individual e coletiva, para tornar o ambiente de trabalho mais seguro e confortável aos colaboradores.

PCMSO: É um programa para nortear a empresa quanto as ações de saúde necessárias para controle à exposição dos riscos identificados no PPRA, através de exames médicos, complementares e específicos para cada função/setor/atividade. Visa preservar e acompanhar a saúde dos colaboradores desde a sua admissão até o seu desligamento efetivo do quadro de funcionários.

Gestão Ergonômica

  • Avaliação Cinésiofuncional;
  • Implantação de rotinas e programas internos com foco na prevenção e controle de LER/DORT;
  • Análise indiviual dos postos trabalho, indicando possíveis riscos e soluções cabíveis para cada caso;
  • Antecipar possíveis Reclamatórias por LER/DORT e prevenir futuras;
  • Implantar Controle Antropométrico, Simétrico e Funcional periódico nas atividades de maiores riscos;
  • Treinar Pessoas e Setores envolvidos em todo o processo;
  • Fazer controle e acompanhamento de Obesos e sobre-pesos;
  • Implantar fisioterapia in loco (diminui o absetenísmo e melhora a produtividade da empresa);
  • Análise Ergonômicas do Trabalho – AET;
  • Contestação de NTEP;
  • Laudo de Melhorias Ergonomicas;

Gestão Ambulatorial

  • Treinamentos e Capacitação do colaboradores in company;
  • Operacionalização do Ambulatório;
  • Elaboração e Implantação de Lay-out adequado;
  • Máquinas e Equipamentos necessários;
  • Regularização e Legalização: PGRSS e Vigilancia Sanitária;
  • Licenciamento DVISA e SEMEF;
  • Integração Ambulatório-RH-Sesmt-DP;
  • Elaboração de PGRSS;

Por quê contratar: a falta de informação, falhas de comunicação, mau atendimento ou a falta dele, despreparo dos profissionais para o cenário da empresa, gera despesas, ônus e passivos trabalhistas. Objetivo principal é profissionalizar o ambulatório, tornando-o eficáz e eficiente às necessidades da empresa e de seus colaboradores.

Gestão da Saúde Ocupacional

  • Implantação de PQV – Programa de Qualidade de Vida;
  • Registro, Controle e Acompanhamento por grupo de riscos: diabéticos, hipertensos, obesos entre outros;
  • Acompanhamento e controle para retornos de benefício 31, 91 e 92;
  • Acompanhamento e Gestão de Queixas e Afastamentos por CID (cruzamento e gestão de informações);
  • Promoção de Semana da saúde, baseada nas informações de saúde coletadas na empresa, visando prevenção e controle de doenças metabólicas e de origem ocupacional;

Gestão Ocupacional

Elaboração do PCMSO;
  • Abertura de CAT;
  • Elaboração do Relatório Anual;
  • Gestão, Controle, Guarda e Organização dos Prontuários e Exames de todos os colaboradores;
  • Integração RH-Ambulatório-Clínicas, através de treinamentos e implantação de protocolos e rotinas documentais;
  • Treinamento e Implantação do PCMSO junto aos setores importantes da relação (RH, DP, Gerencias e Lideranças);
Por quê contratar: a falta de informação e conhecimento básico desta área, gera ônus e passivos trabalhistas à empresa (inclusive falências). Objetivo principal deste serviço é diminuir o absenteísmo, sinistralidade dos planos de saúde; prevenir e diminuir as reclamatórias trabalhistas.

Gestão Fonoaudiológica

  • Implantação do PCA – Programa de Conservação Auditiva;
  • Controle e Gestão do Programa através de exames, registros e acompanhamento mensal;
  • Treinamento e Conscientização aos colaborares sobre o uso de EPI e EPC;
  • Cronograma para diminuição ou extinção de riscos à audição;
  • Palestras relacionadas à perdas auditivas e o convívio social e familiar;

Assessoria Jurídica em Medicina do Trabalho

  • Capacitação de Equipe de RH para enquadramento de PCD conforme decreto 5296/91 e atualizações;
  • Enquadramento de PCD;
  • Laudo para Enquadramento de PCD;
  • Orientações e Suporte para Aposentadoria de PCD;
  • Assessoria em Processos de Aposentadoria;
  • Instruções para Compliance (Conformidade) Trabalhista e Previdenciário;
  • Gerenciamento de Riscos Corporativos ligados a Medicina do Trabalho.

Por quê contratar: a falta de informação, falhas de comunicação, mau atendimento ou a falta dele, despreparo dos profissionais para o cenário da aplicação das normas previdenciárias e trabalhistas. O objetivo principal é a desoneração da empresa em demandas judiciais ou administrativas, buscando minimizar o ônus em fiscalizações e autuações perante o ministrério do Trabalho e Ministério público, tais como o FAP e NTEP.

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